14.2. Criando a estrutura inicial do projeto

Os projetos devem possuir arquivos modelos para que os autores possam iniciar o trabalho com facilidade (Seção 4.2, “Estrutura inicial dos projetos”).

Os arquivos que compõe a estrutura inicial de um novo projeto serão mantidos no repositório deste livro. Baixe o projeto deste livro e copie os arquivos dentro do novo projeto.

$ git clone git@github.com:edusantana/producao-computacao-ead-ufpb.git
$ git clone git@github.com:seu-usuario/seu-projeto-livro.git
$ cd seu-projeto-livro
$ rsync -r ../producao-computacao-ead-ufpb/livro/estrutura-inicial/ .
$ cp ../producao-computacao-ead-ufpb/.gitignore .
$ cp ../producao-computacao-ead-ufpb/.gitattributes .
$ git rm README.md ; git add . ; git commit -m "Commit inicial"; git push

14.2.1. Gerando um pdf do livro (off-line)

O seguinte comando gera o pdf do livro:

~/ambiente/asciidoc-8.6.8/a2x.py -v -f pdf livro.asc
[Nota]

Este pdf gerado não possui os estilos utilizados na versão final do livro, mas serve para ter uma idéia de como será gerado.

14.2.2. Gerando o pdf do livro (off-line estilizado)

O PDF estilizado utiliza um estilo (Seção 15.6, “Instalando estilo do dblatex para geração do pdf estilizado”) personalizado na geração.

O código para geração final do PDF é executado pelo script de geração contido no servidor web, disponível em: https://github.com/edusantana/producao-computacao-ead-ufpb/blob/master/cgi/pull-pdf.py

[Dica]

Quem utiliza o ambiente para geração off-line pode ignorar a instalação deste estilo, uma vez que não há garantias que ele permaneça o mesmo ao longo da produção. É importante que os autores do livro compreendam que o visal do livro não é responsabilidade deles.